quinta-feira, 17 de junho de 2010

Comportamento

As tartarugas marinhas são solitárias e permanecem submersas durante muito tempo o que dificulta os estudos o seu comortamento.

Sabe-se que possuem visão, olfato e visão desenvolvidos´além de uma extraordinária capacidade de orientação. São excelentes animais migratórios que vivem dispersos nos mares e, mesmo assim, quando atingem a maturidade sexual sabem o momento e o local de se reunir para a reprodução e, então voltam exatamente para a praia onde nasceram para desovar.

podem migrar centenas ou milhares de quilômetros e dormir na superfície, quando estão em águas profundas ou no fundo do mar, sob rochas, em áreas próximas à costa. os filhotes flutuam na superfície durante o sono e geralmente mantêm as nadadeiras dianteiras encolhidas para trás, sob a parte traseira do corpo.

Em mar aberto encontram fortes correntes mas conseguem navegar regularmente por longas distâncias. os mecanismos de navegação e orientação que utilizam ainda representam um grande mistério.

Sabe-se que são capazes de detectar o ângulo e a intensidade do campo magnético terrestre. A presença de magnetita (mineral muito sensível à direção do campo magnético usado para fazer imãs) no cérebro das tartarugas marinhas sugere uma possibilidade para compreender a capacidade de orientação em mar aberto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário